Cirurgia de Catarata

É o único tratamento eficaz para a catarata. Existem várias técnicas para a cirurgia de catarata, que se subdividem em dois grandes grupos: extração extracapsular e facoemulsificação, ambos com implante intra­ ocular de lente.

A facoemulsificação é a técnica cirúrgica mais avançada para a correção de catarata.

Essa técnica se baseia no princípio do ultrassom. É feita uma pequena abertura no olho, na qual a catarata é triturada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intra­ ocular para compensar o grau do cristalino normal. Na facoemulsificação pode ser utilizada uma moderna técnica de anestesia denominada anestesia tópica, onde são aplicados somente colírios. Existe também a anestesia peribulbar que é aplicada de acordo com a indicação do caso.

As lentes a serem implantadas podem ser rígidas ou dobráveis. As dobráveis podem ser de hidrogel, silicone ou acrílico. A tendência internacional, hoje, é usar a lente dobrável de acrílico. Existem lentes intra­oculares com graus para longe e perto. Essas são indicadas em casos especiais de pacientes que estejam cientes de suas vantagens e desvantagens quanto ao seu uso.

A cirurgia de catarata, atualmente, é muito segura. Algumas raras complicações podem acontecer, como infecção, hemorragia e descolamento de retina. A incidência desses problemas é muito baixa. Normalmente, tais intercorrências podem ser tratadas ou controladas durante ou após a cirurgia. É uma cirurgia simples para o paciente, mas muito delicada para o médico que a realiza. Na realidade, retira-­se uma lente original do olho atrás da pupila e coloca­-se um óculos dentro dele.

Com a evolução da tecnologia e treinamento do pessoal especializado, resultados simplesmente espetaculares estão sendo obtidos. A grande maioria dos pacientes operados retorna à visão normal que tinha antes do aparecimento da catarata. Porém, quando a cirurgia é feita em um ambiente desprovido de estrutura adequada, o sucesso do procedimento pode ficar comprometido.