glaucoma

Glaucomas resistentes aos tratamentos cirúrgicos tradicionais podem ser tratados com a mais nova técnica cirúrgica de Ciclofotocoagulação Transescleral com Laser de Diodo Micropulsado G6 MP3

laser iridex CYCLO G6

Atualmente dispomos de um método eficaz e não invasivo para o controle da PIO em glaucomas refratários e que vem sendo empregado também como tratamento cirúrgico primário para glaucoma. Isso significa realizar uma cirurgia sem a necessidade de perfuração do olho, daí o nome cirurgia não invasiva. Essa tecnologia chegou ao Brasil em 2016 e o CBCO e a UNICAMP foram os pioneiros na utilização da Ciclofotocoagulação Transescleral com Laser de Diodo Micropulsado G6 MP3 (CFTD-MP3).

Tomar chá quente todos os dias, está associado a um menor risco de glaucoma

chá preto

Mas café quente, chá gelado e refrigerantes não parecem fazer diferença, dizem pesquisadores

Beber uma xícara de chá quente pelo menos uma vez por dia pode estar ligado a um risco significativamente menor de desenvolver uma doença ocular grave, o glaucoma, segundo um estudo publicado online no British Journal of Ophthalmology.

Mas beber café descafeinado e com cafeína, chá descafeinado, chá gelado e refrigerantes não parece fazer nenhuma diferença para o risco de glaucoma, mostram os resultados.

Pacientes com Síndrome de Sjögren podem ser mais vulneráveis ao glaucoma

Um estudo concluiu que a camada de fibras nervosas da retina peripapilar (pRNFL) e a camada plexiforme interna de células do gânglio macular são mais finas (mGCIPL) em olhos com síndrome de Sjögren e que o grau de desbaste correlaciona-se com números aumentados do perfil positivo autoimune.

Este é o primeiro estudo a avaliar a relação entre os perfis autoimunes e as alterações morfológicas da retina ao usar o OCT (Tomografia de coerência optica).

Reposição hormonal na pós-menopausa pode reduzir risco de glaucoma

mulher tomando medicamentos

Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal só de estrogênio para aliviar os sintomas do climatério também podem estar reduzindo seu risco de uma forma comum do glaucoma. O Estrogênio pode funcionar por diminuir a pressão, ou protegendo certas células no olho. Um estudo anterior mostra que a pílula anticoncepcional pode aumentar o risco de glaucoma, e uma explicação possível é que a pílula diminui as concentrações de estrogênio no organismo com o passar do tempo.

Glaucoma, cegueira silenciosa

Dr Francisco no consultório

Doença é a principal causa de cegueira irreversível mundo. Consultar um médico oftalmologista anualmente é crucial para evitar a perda da visão

Glaucoma é uma doença silenciosa que atinge o nervo óptico e envolve perda de células da retina, responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Por ser uma enfermidade assintomática, o diagnóstico geralmente é tardio. Isso faz com que o glaucoma seja a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Tags: 

Estudo afirma que glaucoma pode ser detectado 10 anos antes dos sintomas começarem

pessoa sendo examinada pelo oftalmologista

O Glaucoma, causado pela morte de células retinianas na parte posterior do olho é uma doença ocular que afeta 60 milhões de pessoas em todo o mundo. De cada 10 pessoas com glaucoma, 1 fica completamente cega.

Uma recente pesquisa utiliza um marcador especial que se liga às proteínas celulares nos olhos, fazendo com que células pouco saudáveis ​​apareçam como manchas fluorescentes brancas durante um exame ocular. Essa nova técnica também tem potencial para diagnosticar outras condições, como a doença de Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla. 

Tags: 

Exame de Campo Visual

exame de campo visual computadorizado sendo realizado

Durante um exame oftalmológico completo, seu oftalmologista pode solicitar um teste de campo visual para avaliar o intervalo horizontal e vertical completo e a sensibilidade de sua visão.

O Exame de Campo Visual é usado para descobrir pontos cegos, que podem ser um sinal de doenças oculares. O tamanho e a forma de um escotoma oferecer pistas importantes sobre a presença e severidade de doenças do olho, do nervo óptico ou de estruturas cerebrais relacionadas à visão. Muitos distúrbios oculares e cerebrais podem causar perda de visão periférica e outras anomalias do campo visual.

Tags: 

Distrofia Corneo-endotelial

olho com distrofia de fuchs

A Distrofia Corneo-endotelial ou Distrofia de Fuchs é uma doença progressiva que afeta a parte do olho que se chama córnea. A córne é transparente e cobre a íris e a pupila do olho. A córnea cumpre importante papel na visão ajudando a focar a luz que entra no olho.

A Distrofia de Fuchs é fator de risco para o glaucoma.

Tags: 

Páginas